segunda-feira, dezembro 01, 2014

Geléia de acerola

Tenho um pé de acerola aqui em casa, também um pé de limão. Eles dão frutos deliciosos, mas às vezes não dou conta de consumir tudo, mesmo dando para vários amigos. Geléia é uma maneira de aproveitar as frutas, conservando por mais tempo.  Fiz uma geléia antes batendo os frutos no liquidificador e passando por peneira, mas sempre ficava uns pedacinhos da semente que dá um amargor. Da maneira abaixo, dá para tirar todas as sementes e a geléia fica bem mais saborosa, recheada de vitamina C. Quem tiver estas frutas com sementes (acerola, pitanga, jabuticaba, etc.) vale a pena  fazer esta mesma receita. Acrescentei abaixo as propriedades da acerola, também tem a opção de acrescentar gengibre na geléia, sugestão de Janete F. 


 GELÉIA DE ACEROLA




Ingredientes
Acerolas maduras (bem vermelhinhas)
Açúcar (veja quantidade nas instruções). Pode ser utilizado o orgânico, o demerara, o refinado ou adoçante culinário de forno e fogão.
Suco de 1 limão (usei o limão cravo que tenho no quintal)

Modo de Fazer:
Ferva água suficiente para cobrir as acerolas colhidas. Quando a água entrar em ebulição adicione as frutas e cozinhe brevemente as acerolas – poucos minutos, o suficiente para conseguir tirar todo o caroço com facilidade. Passe tudo por uma peneira grossa para reter as sementes e fibras mais grossas, forçando a polpa com as mãos ou com uma colher, retirando os caroços à medida que soltam.

Pese a polpa obtida e adicione de 40 a 50% do peso em açúcar. Caso não tenha balança e a quantidade de frutas não for muito grande, use pouco menos da metade do volume da polpa como referência para dosar o açúcar. Acrescente o suco do limão e leve ao fogo baixo até que dê ponto de geléia.

Guarde em pote esterilizado fechado.


Este receita foi inspirada na receita de
Geléia de Pitanga no endereço abaixo

http://www.vegvida.com.br/




******************************

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ACEROLA

Entre as substâncias presentes na acerola, podemos destacar as mais importantes delas para a nutrição do nosso corpo:

·         Vitamina A responsável pela sensibilidade da retina;
·         Vitamina B2 importante para a pigmentação e aspecto da pele;
·         Vitamina B3 responsável pelo controle do metabolismo e produção de esteroides.
Além dos minerais presentes responsáveis pela saúde dos ossos, sangue e transporte de oxigênio, a acerola é uma das frutas mais ricas em ácido ascórbico, a conhecida vitamina C, que tem o papel de produzir o colágeno, dar resistência à estrutura óssea e vascular, combater os radicais livres que danificam nossas células saudáveis e estimular a absorção de ferro pelo organismo, processos essenciais para uma boa circulação sanguínea.

Alguns benefícios

A quantidade presente de vitamina C em 100 gramas da fruta saudável (cerca de 9 acerolas), equivale a quantidade encontrada em 1 laranja.
Seu consumo pode ajudar no tratamento de hemorragias, diabetes, bronquite, gripes, cicatrização, descontrole hormonal, crises de fígado e fortalecimento imunológico.

Uso doméstico e cosmético

Seu consumo pode ser in natura ou sucos (beba de 2 a 3 copos ao dia), e é bastante benéfico, porém seu uso culinário não se limita apenas a isto: são doces, geléias, xaropes e licores à base da acerola. Porém a recomendação inicial é mais viável, vendo que nas outras opções a adição de açúcares e outros ingredientes podem bloquear o valor nutricional da fruta.
Há hoje no mercado, alguns produtos à base da fruta, em especial shampoos e sabonetes que em contato com a pele, ativam a ação do colágeno


******************************
Janete F me enviou os seguintes comentários:


Eu tbm fiz geléia de acerola com gengibre, ficou ótima.Faço muito suco e tbm quase não dou conta, este ano deu muita acerola, acho q foi pq eu podei a árvore logo após a frutificação

Oi Rosa, coloquei uns 3 pedacinhos de um cm, mas pode ralar tbm.O gengibre é um ótimo ingrediente para o organismo, inclusive para acelerar o metabolismo, tenho sempre no congelador, limpo  e corto em pedaços pequenos e coloco em um pote plástico e congelo, aí quando preciso é só pegar alguns pedaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário