quarta-feira, janeiro 21, 2015

Tapioca com recheio de frango

Uma deliciosa refeição para esses dias quentes, esta receita ensina a preparar a massa da tapioca. Tem uma receita anterior Tapioca salgada, de 6.11.12,  muito boa também, um pouco diferente desta. Vale a pena experimentar.


TAPIOCA COM RECHEIO DE FRANGO


Ingredientes:
(4 porções)

Tapioca
250 g de polvilho doce
500 ml de água

Recheio de frango
2 peitos de frango grande sem osso 
1 litro de água 
2 cubos de caldo de galinha 
3 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho picados 
1 cebola média picada
Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
Sal a gosto 

Purê de batatas para o acompanhamento.

Preparo da tapioca
Em uma tigela, coloque 150 g do polvilho e reserve o restante. Acrescente devagar a água, mexendo sempre. Depois de misturados, cubra a tigela com um pano ou filme plástico e deixe descansar por 5 horas.

O polvilho vai se separar da água, formando uma placa "dura" no fundo da tigela. Jogue fora toda a água que sobrou sobre essa placa e misture o polvilho que estava reservado. Cubra a tigela e deixe secar por mais 5 horas.

Depois desse processo, o polvilho já estará hidratado, com o formato de uma pedra. Pegue outra tigela, limpa e seca, e rale todo o polvilho solidificado. Coloque uma frigideira sobre a boca do fogão e aqueça-a em fogo alto. Disponha 3 colheres (sopa) cheias da farinha e espalhe-a pela frigideira até que tome o formato de uma panqueca. Em seguida, com a massa na frigideira, recheie a tapioca.

Reserve sobre um guardanapo e repita a operação até terminar a massa.

Recheio de frango
Coloque o peito de frango na panela de pressão, com a água, o caldo de galinha e o sal. Cozinhe por 30 minutos. Depois de cozido, desfie o frango e reserve 1 xícara (chá) do caldo.

Em uma frigideira, doure o alho e a cebola no óleo. Junte o frango desfiado, misture e deixe refogar um pouco. Junte a salsinha, a cebolinha e o caldo de frango que estava reservado. Misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos.

Para finalizar recheie a tapioca com o frango, dobre e sirva com o purê de batatas e o tomate. 

Atenção! Faça também a massa de tapioca e recheie com outros sabores de sua preferência. Muitas pessoas gostam da tapioca doce.

Sugestão: Faça um creme com leite condensado, coco ralado e creme de leite. Fica uma delícia de sobremesa.


Fonte: URA Oline

Dica: Você pode acrescentar milho verde, ou palmito picado no recheio do frango. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário