quinta-feira, agosto 16, 2012

A importância dos alimentos

Aprendi nos cursos que fiz no Sesi, e pesquisando na internet que devemos variar a nossa alimentação, procurando abranger a todos os itens da pirâmide alimentar. A falta de vitaminas provoca uma série de doenças, que se nos alimentarmos bem, serão evitadas.
Confiram o que a falta de vitaminas e minerais provoca, e onde são encontradas.


Vitaminas e Minerais suas funções no Organismo·         Com relação a vitamina “A” , o que sua falta provoca?Um dos principais sintomas da carência dessa vitamina é a dificuldade em enxergar à noite. Ela ainda faz bem para pele, gengiva e cabelo.
Batata-doce, cenoura, folhas verdes escuras, melancia, melão, nabo e tomate.
·         E as vitaminas do complexo B, o que sua falta provoca?
Onde encontro?


Cansaço, fraqueza e fadiga; Isso porque todas as vitaminas desse complexo agem nas reações que transformam os alimentos em energia para o organismo.
B1: grãos integrais e legumes. B2: grãos integrais, leite, ovos e vegetais verdes. B3: carnes e legumes. B6: carnes e vegetais verdes. B12: carnes, laticínios e germe de trigo.
Enfraquecimento do sistema imunológico, já que a C aumenta as defesas do organismo contra vírus e bactérias. Também pode haver sangramento na gengiva e no nariz.Onde encontro?
Folhas verde-escuras e em frutas, como acerola, caju, laranja, limão, mamão e pimentão
·        
E a vitamina D, o que sua falta provoca?
Osteoporose, mal de Alzheimer, desequilíbrio hormonal e diminuição das defesas imunológicas. pois colabora na absorção do cálcio que vai para os ossos. Também preserva a saúde do cérebro, por ser antioxidante. Colabora na manutenção e formação hormonal. Aumenta a produção da imunidade humoral, sendo útil também em certos tumores também por modular a atuação do cálcio.


Onde encontro?
Leite, salmão, sardinha, atum, folhas verdes escuras, mas tomando banho de sol em horários corretos.


Envelhecimento precoce, porque tem ação antioxidante, que impede a ação dos radicais livres, que destroem as células, atua especificamente na pele, mamas, próstata e gônadas.
Castanhas, grãos integrais, legumes, peixes e vegetais folhosos.
Folhas verde-escuras, como brócolis, couve e espinafre.

Oligo-elemento de primeira importância, o magnésio age sobre o sistema nervoso central e o sistema nervoso simpático e também sobre o aparelho muscular; além disso, ele beneficia o equilíbrio do cálcio e intervém na contração normal dos músculos: logo, é indicado para as pessoas que sobrem de perturbações neuropsíquicas e aos deficientes cardíacos. O Mg, além do mais, intervém diretamente na luta contra certos germes infecciosos, em particular o colibacilo e o estafilococo, sobre os quais exerce uma ação lítica; finalmente, em certos casos, ele pode ser indicado nas dores de neurite, nas colites e nas insuficiências hepáticas funcionais.

Este oligo-elemento de propriedades dessensibilizantes é um dos mais úteis para corrigir as disfunções. A eficácia de sua ação atua nos estados alérgicos, em casos de artrose, na fadiga habitual, nas manifestações de ansiedade e na disfunção da tireóide.
É também indicado em caso de atrites dolorosas, de asma, de urticárias, de coriza espasmódica, de febre do feno, de astenia matinal e em certos distúrbios digestivos que atingem, sobretudo o estômago e o duodeno. Para reforçar sua ação terapêutica ele é, segundo o caso, associado quer ao cobre, quer ao cobalto.
Sua intervenção catalítica sobre o organismo é indispensável para a fixação do ferro nos glóbulos vermelhos do sangue, donde sua utilidade em caso de anemias e astenias: porém, suas maiores propriedades são a luta contra as inflamações e as infecções.
Associado ao manganês, reforça a ação deste nos estados alérgicos e nos reumatismos inflamatórios, regularizando e estimulando a ação das cápsulas supra-renais: sua prescrição permite ao organismo formar anticorpos e antitoxinas microbianas.
Esse elemento desempenha uma função importante no metabolismo dos hidratos de carbono e desenvolve um efeito de vasodilatação sobre o sistema arterial, age, portanto, como hipotensor. Além do mais, por sua intervenção reguladora sobre o sistema nervoso simpático, é indicado em todos os tipos de manifestações próprias da disfunção do simpático.
Associado ao manganês, será prescrito na diátese neuroartrítica ou em caso de distúrbios circulatórios periféricos ou coronários.
Esse complexo é, pois, indicado para as cãibras, para o problema de peso nas pernas que se sucede ou não às flebites, assim como para as varizes ou úlceras varicosas.
Esse metal possui uma ação bacteriostática sobre o conjunto das bactérias- evitando sua multiplicação_assim como uma ação mais especificamente bactericida sobre os colibacilos.
Quando empregado sem combinações, esse oligo-elemento é indicado em inúmeros estados infecciosos como gripes, anginas, afecções rinofaringíticas e pulmonares; mas seu poder antimicrobiano aumenta ainda mais na presença do ouro e do cobre.
O ouro, de um modo geral, estimula a atividade da célula viva; desempenha uma importante ação antiinfecciosa, particularmente nas artrites reumatóides; associado ao cobre e à prata, é indicado em todas as manifestações da diátese “anérgica”. Logo, esse complexo age favoravelmente nas pessoas que sofrem de uma diminuição geral da vitalidade e que reagem mal contra as agressões microbianas ou virais.
Esse metal alcalino exerce uma ação sobre o metabolismo da água e, por esse motivo, regulariza a relação sódio-potássio; mas ele age, sobretudo sobre o psiquismo, combatendo os estados depressivos, a emotividade excessiva e a insônia.
Prescrito sob forma de oligo-elemento é indicado sempre que houver uma baixa da vitalidade nervosa e cerebral, fadiga intelectual, retardo do desenvolvimento cerebral da criança: por fim, o alumínio age como regularizador do sono, sem ter, contudo, efeitos hipnóticos ou depressivos como acontece com os soníferos comuns. “
OBS: Desconheço as normas a respeito dos oligo elementos, mas creio que somente um profissional no ramo poderá receitá-los separadamente para casos específicos. Fico com o conhecimento destes no que desrespeito a terapia floral e algum conhecimento relativo a botânica e fitoterapia que todo terapeuta floral deve possuir.
Este material deve servir para todos os que lêem com responsabilidade, pois estes oligo elementos fazem parte da vida, das nossas vidas, dos nossos alimento e de objetos mesmo que usamos no nosso dia à dia. Isolados é que eles,elementos, fazem parte da Oligoterapia propriamente dita.
São elementos inorgânicos necessários ao organismo, para atuar como catalisadores nas reações bioquímicas. Portanto , assim como as vitaminas , funcionam como coenzimas (catalisadores) possibilitando que o corpo realize rápida e precisamente suas atividades. São necessárias à composição adequada dos fluidos corporais, formação do sangue e ossos e  manutenção da saúde do sistema nervoso. Os minerais são elementos que ocorrem naturalmente, encontrados na terra. As formações rochosas são feitas de sais minerais. Em milhões de anos de erosão, as rochas e pedras vão sendo quebrados em pequenos fragmentos, pó e areia vão sendo acumulados e forma-se a base do solo.  Além desses ínfimos cristais de sais minerais, o solo está repleto de micróbios que os utilizam. Os minerais são então passados do solo  às plantas, que são consumidas por animais herbívoros. O homem, por sua vez, obtém esses minerais utilizados pelo organismo ao consumir essas plantas ou animais herbívoros.
Alguns são necessários em quantidades maiores – os macrominerais – Eles são requeridos em quantidades de 100mg ou mais por dia.
Fósforo
Sódio
Potássio
Magnésio.
Cloro.
Enxofre.
os oligoelementos – Somente poucos miligramas ou traços são necessários diariamente. São também conhecidos como “elementos traço”.
Cobre
Cromo
Estanho
Ferro
Flúor
Iodo
Manganês
Molibdênio
Selênio
Silício
Vanádio
Zinco
Outro grupo, os minerais possivelmente essenciais, encontra-se sob constante investigação cientifica para identificação de suas funções biológicas:
Boro
Estrôncio
Germânico
Lítio
Níquel
Rubídio
Vanádio.
Citarei a seguir,  sucintamente, algumas funções dos minerais: 
Importante para condução de estímulos nervosos
Contração dos músculos
Controle da frequência cardíaca
Em excesso pode provocar cálculos renais ou piorar a tensão pré-menstrual .
Café e comidas muito salgadas aumentam a  perda de cálcio pela urina .
pelo decréscimo da secreção gástrica de ácido clorídrico .
Em grande quantidade é laxante
Promove o relaxamento muscular em repouso
Sua deficiência causa insônia, nervosismo, depressão, fraqueza muscular.
No meio extracelular das células nervosas, o cálcio faz o papel de estimulador enquanto o magnésio, o de relaxador.
Seu excesso pode causar inchaço, pressão alta, falta de potássio, problemas renais e cardíacos.
Está presente em todos  os alimentos.
Uma colherzinha de chá de sal de cozinha (cloreto de sódio) contém 2 gramas de sódio.
Recomenda-se para quem não tem problema de hipertensão + ou – 5 gramas por dia  .
Participa  da contração muscular, condução nervosa, batimentos cardíacos, produção de energia e síntese de proteínas.
Alimentos ricos em potássio combatem a pressão alta.
Melhora o desempenho de atletas.
O potássio trabalha com o magnésio como um relaxante muscular em oposição ao cálcio que causa a irritação e contração muscular.
O potássio extracelular afeta os músculos estriados e pode causar paralisia quando em excesso.
É o mineral mais importante no processo de produção de energia no organismo. Enzimas ricas em ferro participam do processo de queima de açúcar.
Alimentos ricos em ferro: melado, ovos, vísceras, frango, germe de trigo, fígado.
Participa da produção  e armazenamento de energia  , transmissão de informações biológicas, contração cardíaca.
Em atletas aumenta a resistência e combate a fadiga.
Também faz parte da hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio no organismo). Em excesso estimula o efeito dos Radicais Livres podendo induzir o câncer.
Principal protetor de sistema de defesa do organismo. Com a idade o zinco vai diminuindo. Aumenta a potencia sexual masculina e a libido (desejo sexual). Participa da formação da insulina.
É importante para a prevenção e tratamento da osteoporose na menopausa. Auxilia o desenvolvimento da musculatura. Parece ser útil na artrite.
É considerado o mineral-traço (ou oligoelemento) mais importante para evitar a intolerância à glicose (hipoglicemia, hiperglicemia ou diabetes).
Importante eliminador de Radicais Livres.
Sua deficiência está relacionada com a fragilidade dos ossos, problemas cardíacos, arritmias cardíacas, diminuição da produção de insulina.
Sua deficiência leva à catarata, distrofia muscular, depressão, necrose de fígado, infertilidade, doenças cardíacas e câncer. É um excelente antioxidante, pois tem a capacidade de eliminar o peróxido de hidrogênio dos tecidos e de proteger os eritrócitos do acúmulo do mesmo.
Combate as cáries. Também ajuda no combate à osteoporose (fluoreto).
É componente das vitaminas do complexo B. Não há descrições específicas sobre sua deficiência ou sobre seu excesso.
É o componente básico dos hormônios da tireóide.
A deficiência de iodo no período fetal ou no recém-nascido pode causar cretinismo. A deficiência em crianças e adultos resulta em bócio (aumento da tireóide para poder compensar a falta de iodo). Iodo em excesso pode resultar em bócio tóxico (aumento da tireóide devido ao hipertireoidismo).
Fontes: Sal iodado, Alimentos marinhos, Aditivos alimentares.
Participa na formação óssea. Crescimento e metabolismo.
Excesso de molibdênio parece interferir com o metabolismo do cobre.
Fontes: Grãos integrais, frutas e vegetais.
É importante porque é um componente da enzima que protege os glóbulos vermelhos do sangue contra a destruição.
O selênio pode substituir parte da vitamina E, necessária para a anti-oxidação.
Fontes : Carnes , Alimentos marinhos grãos .
Componente da vitamina B12.
Fontes: Germe de trigo, alfafa, carne vermelha.
Mineral que recentemente foi aceito como necessário ao ser humano, está envolvido com o metabolismo dos carboidratos, especialmente da glicose. Estudos demonstraram que a ausência do mineral na dieta provoca problemas com o crescimento e na reprodução.
Onde encontro?
·         E a vitamina C, o que sua falta provoca?
·         E a vitamina E, o que sua falta provoca?
Onde encontro?
·         E a vitamina K, o que sua falta provoca?
Hemorragias, por ser uma vitamina vital no processo de coagulação do sangue. A carência dela também pode provocar osteoporose.
A Vitamina K2 tem atuação similar à vitamina D, isto é, com múltiplas funções.
Onde encontro?
·         E o Fósforo, o que sua falta provoca?
Apesar de ser encontrado abundantemente nos alimentos em geral, a deficiência de ânions fosfato no sangue pode levar a certo tipo de estado depressivo, pois se concentra ao nível do cérebro.
Onde encontro:
Na berinjela e etc
·         E o Iodo, o que sua falta provoca?
Problemas no coração e hipotireoidismo, devido à sua importância na fabricação de hormônios da tireóide. Em doses altas também é ruim, pois pode inibir o funcionamento dessa glândula, tem certa atuação antiviral.

 . MAGNÉSIO
· MANGANÊS
· COBRE
· COBALTO
· PRATA
· OURO
· LÍTIO:
· Alumínio:

MINERAIS
A importância dos minerais para o nosso organismo constitui ponto pacífico e sem discussão para a ciência médica.

Macrominerais

Cálcio
Outros são indispensáveis para o organismo, porém em quantidades bem menores -

Oligoelementos
Cobalto
Vários desses possivelmente essenciais já foram associados com funções definidas, como é o caso do Boro na formação óssea, o Vanádio no metabolismo lipídico e glicídico, o Estrôncio na formação da matriz óssea.

Cálcio -
Fontes: sardinha  , siri, e salmão (com esqueleto), legumes, nozes, verdura, gema de ovo, fígado, leite e derivados.

Magnésio - 
Dificulta a formação de cálculos renais
Sódio -
Potássio -
Ferro -
Fósforo -
Cobre -
Zinco -
Boro -
Cromo -
Manganês -
Selênio -
Flúor -
Enxofre -
Iodo -
Molibdênio -
Selênio -
Cobalto -
Vanádio -
*******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário