sábado, agosto 18, 2012

Cristais de Gengibre

Me disseram que gengibre também ajuda a diminuir as caimbras, pois faço aula de natação e às vezes isso acontece. Procurei na internet e encontrei a receita num blog, o Panelaterapia, confiram abaixo:





CRISTAIS DE GENGIBRE

Vocês já devem ter visto para vender esses cristais. São minúsculos pedacinhos de gengibre açucarados (marido e papai adoram!). Custam caro, mas são ótimos para a garganta ou para disfarçar o bafinho (argh)! 
Esses dias a Tia Ana Maria Braga fez uma receita que levava esse cristais. Eu reproduzi mas não achei que ficou crocante o suficiente e parti para os testes até acertar o ponto. Vamos à versão final:

Coloque numa panela ou frigideira (não aconselho anti aderente porque gruda muito e tem que raspar) 2 colheres (sopa) bem cheias de gengibre picadinho, 2 colheres (sopa) de água e 4 colheres (sopa) de açúcar (usei o cristal orgânico).
Leve ao fogo médio mexendo sem parar. A água vai evaporar e a mistura vai começar a açucarar. Continue mexendo até sentir que está bem seco e o açúcar ficar levemente dourado.

Espere esfriar e separe os cristais de gengibre. A Ana Maria fez com açúcar refinado então ela usou uma peneira para separar os cristais do açúcar. Como eu fiz com o açúcar cristal, não deu para usar a peneira, porque os grãos são maiores e grudaram uns nos outros o que tornou impossível passar pelos buraquinhos. Separei manualmente, um a um. 
O açúcar que sobrou eu guardei num pote para usar como cobertura de bolo. Vocês não imaginam o perfume dele (potinho na penúltima foto)!

Ah, mas ainda não acabou. A receita da Ana Maria sim terminava aqui, mas eu ainda peguei os cristais e levei ao microondas em um prato forrado com papel toalha por 1 minuto em potência alta. Aí sim ficaram crocantes como balinhas. Ótimo para levar na bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário