sábado, agosto 18, 2012

Benefícios do Gengibre

Fui pesquisar sobre as propriedades do gengibre, pois sabia apenas de uma parte de suas propriedades. Tem também receita de chá de gengibre. 
Em todo lugar ensinam a gente cortar um pedaço e ferver bastante, aí ensina a gente ralar e não ferver. Confiram abaixo, como é poderosa essa raiz!!!







DICAS DE SAÚDE

Aqui estão listados os mais conhecidos benefícios da utilização do gengibre. Ele vai além de acelerar o metabolismo, ativa a circulação, combate a depressão e o desânimo e infecções em geral, inclusive da garganta. Revela-se muito eficiente quando utilizado contra dores, gripes, tosses, desobstrução das vias respiratórias e rouquidão.Ele pode ser utilizado inclusive para curar ressacas.
- Em casos de desânimo, depressão, ou esgotamento – faça um escalda-pés ou use gotas de óleo essencial no banho;
- É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais;
- Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose – faça massagens na regiões com óleo essencial diluído em óleo vegetal; ou amasse o gengibre moído num pano e deixar sobre o local;
- Ajuda no sistema digestivo;
- Ótimo para combater náuseas e enjôos, porém é contra indicado durante a gravidez;
- Pode ser usado em pacientes em tratamento com quimioterapia, aliviando as náuseas, para qualquer tipo de câncer;
- Contra gripes e resfriados – faça um chá, misturado com hortelã, eucalipto ou capim limão. Coloque uma colher de sopa de gengibre ralado após a fervura e abafe. Não ferva o gengibre porque ele perderá suas propriedades;
- Enxaqueca – use diariamente na alimentação, inclusive chás;
- Enjôos – mastigue cru;
- Ressaca – use como chá;
- Problemas de coluna e articulações – massagens com óleos;
- Gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, congestão nasal, cólicas menstruais – banhos mornos com extrato de gengibre, em pó ou ralado, ou compressas quentes;
- Contra gases – use um pouquinho na alimentação;
- Expelir secreções – coloque fatias sobre o local;
- Diarréia, vômitos e dor abdominal – use o chá;
- Rouquidão – mascar um pedaço.


Valter Monteiro



Chá de Gengibre emagrece, de verdade.

Para os adeptos das dietas de emagrecimento, a boa notícia é que o gengibre pode ser um grande aliado. Por fazer parte do grupo de alimentos termogênicos, ele acelera o metabolismo, elevando a perda de calorias, já sendo indicado por médicos especialistas no combate a obesidade. O chá do gengibre além de estimular a digestão, provoca a sensação de saciedade.
Mas você não precisa se limitar ao chá, o gengibre pode ser consumido em pedaços (dois ao dia são recomendados), fatiado, em conserva, em pó, ou cápsulas, mas obviamente, não espere o mesmo resultado nessa última opção. E vale lembrar que ele ainda trata de infecções, é analgésico, reduz o colesterol e o risco de problemas cardíacos, alivia náuseas e enjoos, é expectorante e afrodisíaco.
Para preparar o chá você não deve ferver o gengibre, pois ele perderá parte de suas propriedades. Apenas aquecer a água e acrescentar todos os ingredientes abaixo, deixe em repouso por 15 min, abafado e está pronto. A canela e o cravo são opcionais, e essa é a quantidade indicada por dia.

- 2 col sopa de gengibre cru, ralado;
- 1/2 litro de água quente, não fervendo;
-1/4 de limão em suco;
- 2 cravos da índia;
- 1 canela em pau.

No link abaixo você encontra um depoimento interessante, postado no site de uma publicação da Editora Abril.

Mas não se esqueça, atividade física é tão importante quanto a dieta, e o gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário