sábado, abril 12, 2014

Peixe assado com cogumelos shitake

Mais uma sugestão pra sua semana santa, ou pra quando desejar comer um peixe saboroso! Abaixo também fala sobre os benefícios do shitake. Confira!


Peixe Assado com Cogumelos Shitake


Ingredientes
1 kg. de filés de peixe, de carne branca e firme ( namorado, congro, cherne);
1 colher (de chá) de sal;
2 colheres de sopa de saquê;
2 colheres de sopa de shoyu;
3 cenouras cortadas em tiras finas;
6 cogumelos shitake grandes;
1 cebola média cortada em rodelas;
1 cebolinha cortada em rodelas;
1 pimentão verde cortado em rodelas.

Modo de Preparo
Salpique um pitada de sal em cada lado dos filés, regue com saquê e reserve.

Corte quatro folhas de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar os filés.

Em cada uma delas pingue algumas gotas de shoyu, coloque um filé, porções de cenoura, cebola, cebolinha, pimentão e shitake cortado em tiras. Salpique com o sal restante e feche os envelopes de papel alumínio.

Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, previamente aquecido. Asse por 15 minutos.

Sirva a seguir acompanhado de arroz branco e salada verde.

Fonte: Chef Alex Caputo

******************************
OS BENEFÍCIOS DO SHITAKE

Ele contém vitaminas, fibras e minerais, mas é o alto teor proteico o carro-chefe nutricional do cogumelo. Dá para dizer que quatro colheres de sopa de shiitake equivalem a um bife de carne vermelha pequeno. Tanto o shiitake como o shimeji contêm uma composição privilegiada de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. Outra grande vantagem dele sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contrafilé têm cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura. Aí, não importa se você é fã da proteína para ganhar músculos ou se quer emagrecer comendo menos carboidrato, o ponto vai para o cogumelo.
Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios terapêuticos dos cogumelos shimeji e shiitake e, só por isso, já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentinan. Segundo estudos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o lentinan seria capaz de estimular o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção da interleucina, outra substância relacionada ao combate da gripe e de outras infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite, além de prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos.
Ao lado de uma lista que inclui a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde, os pesquisadores apontam o shitake e o shimeji como alimentos capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração. Entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes. São duas as substâncias responsáveis pela tarefa: a eritadenine, que diminui a agregação de gordura no sangue (e que, em excesso, entope as artérias) e as betaglucanas, fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, há muitos anos, secos ou na forma de extratos como medicamentos para tratar o corpo e viver cada vez melhor.
Fonte:  Banco  de  dados  do  “Centro  de  Cultura  Oriente  Ocidente®”
Atendimento individual com profissionais em Acupuntura Chinesa,
P.N.L. (Programação Neurolinguística) Iridologia, Fitoterapia,
Florais de Bach, Fisioterapia, RPG, Pilates, Homeopatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário