sábado, julho 20, 2013

Patê de fígado de frango

Hoje postei a receita de pão de centeio da minha mãe, então me lembrei da receita de patê da culinária húngara. Hoje em dia a gente compra tudo pronto, mas nada como o sabor das receitas caseiras. Lembrando que o fígado é muito rico em nutrientes. Abaixo você pode ver os benefícios do fígado para nosso organismo.

PATÊ DE FÍGADO DE FRANGO



Ingredientes
500g de fígado de frango ou vitela  
100g de manteiga
2 tiras de bacon
2 cebolas médias
Sal a gosto
Creme de leite

Modo de Preparo
Nota: Limpar bem o fígado, retirando nervos e gorduras.

Picar e derreter o bacon juntar a manteiga e, assim que derreter, juntar a cebola picada e deixar dourar. Juntar o fígado picado, refogar e abafar por 5 minutos, virando algumas vezes com uma colher.  Retirar do fogo e passar pelo moedor de carne (dente fino) 3 vezes. Misturar sal a gosto e creme de leite até formar uma massa lisa (aprox. 100g de creme de leite). Levar à geladeira, num pote hermético, por 10 min. ou até ficar consiste. Passar em fatias de torradas.

Fonte: Os Segredos da Culinária Húngara

Dica: Quem não tiver moedor de carne pode optar pelo processador de alimentos, ou liquidificador.


*********************************


OS BENEFÍCIOS DE FÍGADO DE GALINHA PARA A SAÚDE


O fígado de galinha é rica em vários nutrientes, incluindo proteínas, sendo por isso uma escolha saudável da dieta da maioria das pessoas. Alguns dos benefícios específicos do fígado de galinha incluem o tratamento de anemia, a promoção de uma pele saudável e a prevenção de alguns tipos de disfunção. Este alimento pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e dar mais apoio ao funcionamento das glândulas supra-renais. Alguns estudos têm indicado que o fígado de galinha pode ajudar a aumentar a testosterona e aumentar a resistência dos atletas e fisiculturistas.

Como um alimento de alta proteína, existem vários benefícios a saúde potenciais vindos do fígado de galinha. A proteína  contida no alimento ajuda a construir e fortalecer a pele, cabelo e outros tecidos do corpo. Esse nutriente também ajuda a aumentar os níveis de energia e é uma escolha popular entre aqueles curtem uma dieta rica em proteínas de baixo carboidrato.

Os benefícios do fígado de galinha incluem a prevenção ou o tratamento de anemia por deficiência de ferro, bem como o apoio ao funcionamento do sistema imunológico. Estes benefícios são atribuídos aos altos níveis de ferro encontrados em carnes de órgãos como fígado de galinha. As grávidas ou pessoas que têm um histórico de anemia podem beneficiar fortemente ao adicionar este alimento na dieta.
Ajudar no funcionamento da tireoide está entre os benefícios mais importantes da ingestão de fígado de galinha . Quantidades significativas de um nutriente conhecido como selênio são encontradas no fígado e desempenham um papel importante na regulação das hormonas da tiroide. O selênio também pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e pode proporcionar alívio para aqueles com condições médicas, como a artrite ou a síndrome da fadiga crônica.

Os benefícios cardiovasculares do fígado de galinha na sua dieta podem incluir a redução dos níveis de colesterol um aumento nos tipos normais de colesterol. A vitamina B-12 encontrada neste alimento pode promover o crescimento de células sanguíneas saudáveis ??e abastecer o corpo com energia. Esta vitamina pode ser particularmente benéfica para aqueles que sofrem de anemia perniciosa, uma condição causada por quantidades inadequadas de B-12.




Nenhum comentário:

Postar um comentário