segunda-feira, outubro 07, 2013

Almôndegas de abobrinha e couve-flor

Uma receita vegetariana para os celíacos (para quem tem intolerância ao glúten).Tem um vídeo explicando o passo a passo. 

ALMÔNDEGAS DE ABOBRINHA E COUVE-FLOR






Ingredientes:

2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1/2 xícara (de chá) inhame sem casca e picado em pedaços menores
2 xícaras (de chá) de abobrinha brasileira picada
2 xícaras (de chá) de flores de couve flor bem picadinhas
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Amido de milho “maisena” para dar liga (usou um pouco mais de 1 xícara- veja consistência no vídeo, não use muito para não ficar seca e forte)
Sal à gosto
Azeite à gosto

 

Modo de Preparo:

Primeiramente lave os ingredientes, descasque o inhame e pique tudo o que precisa.

Cozinhe o inhame picado em 1 e 1/2 xícara de água. Quando os pedaços estiverem macios, retire-os da água e amasse até virar um purê, reserve.

Em uma panela, coloque o alho e a cebola picada e refogue em um fio de óleo até dourar. Acrescente a abobrinha picada e as flores de couve flor bem picadinhas (usei as florzinhas, reaproveite os talos para sopas e saladas). Tempere com sal à gosto e refogue até ficarem macios. Desligue e acrescente o cheiro verde picado e o inhame.

Coloque a mistura em uma vasilha e adicione amido de milho até dar liga (ela usou um pouco mais de uma xícara), e espere esfriar para enrolar.

Unte uma assadeira (se você tiver uma assadeira antiaderente, use-a) e coloque um pouco de óleo nas mãos. Enrole bolinhas não muito grandes para não ficar cru por dentro.

Asse em forno médio pré-aquecido por meia hora, retire a assadeira e regue com um pouco de azeite (esta fase é importante para a almôndega não ficar muito seca), devolvendo novamente ao forno por mais meia hora ou até assar bem.

Sirva como preferir: como petisco, com molho, e está pronto!

Dicas: O inhame ajuda a dar liga.
Para a couve-flor, procure usar as florezinhas pequenininhas apenas, reaproveite o resto dela em saladas e caldos que fica uma delícia! (:
Caso não tiver amido de milho, pode usar a farinha de trigo se você não for celíaco, coloque até dar liga!




Nenhum comentário:

Postar um comentário