sexta-feira, junho 13, 2014

Empanadas de Carne

Com a Copa do Mundo acontecendo aqui no Brasil, lembramos da nossa rival a Argentina, que tem vários craques, e a culinária deles também é maravilhosa. As empanadas são muito apreciadas por todos. Confira a receita abaixo.

RECEITA ARGENTINA DE EMPANADAS DE CARNE

Ingredientes
Massa
500 g de farinha de trigo
125 g de banha de boi
1 ovo
1 colher (chá) de sal
200 ml de água em temperatura ambiente
1 ovo batido para pincelar

Recheio:
400g de filé mignon
1 batata descascada e cortada em cubinhos de 1cm de lado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médicas picadas
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de páprica doce
Meia colher (chá) de páprica picante
Meia colher de cominho em pó
Sal e pimenta
2 colheres de sopa de cebolinha picada (só a parte verde do talo)

Modo de preparo
Massa: 
Coloque a farinha de trigo na mesa em forma de coroa. No centro, adicione a gordura derretida, mas não quente, o ovo e o sal. Comece dar liga acrescentando a água gradualmente (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos) até formar uma massa macia.

Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e recorte círculos de 12-14 cm de diâmetro.

Recheio: 
Limpe bem a carne e corte-a em pedacinhos de 0,5cm, aproximadamente. Ferva a batata até que fique macia, mas mantendo sua forma. Escorra e deixe esfriar.

Aqueça uma frigideira com o azeite, acrescente a cebola e cozinhe por 5 minutos. Em outra frigideira, aqueça o óleo e cozinhe a carne em duas etapas, sem mexer, para dourar sem que solte caldo no início. Junte a cebola.

Acrescente a batata e tempere com as pápricas, o cominho, sal e pimenta a gosto. Por último, adicione a cebolinha picada bem fininha. Espere esfriar e leve o recheio à geladeira por, pelo menos, de duas e três horas. Se puder deixar a noite toda o resultado é melhor.

Montagem da empada: 
Coloque uma colher de recheio no meio de um círculo de massa. Umedeça as bordas com água, dobre ao meio e pressione com os dedos para selar. A seguir, faça as dobrinhas na borda da massa. Pincele com o ovo levemente batido e asse em temperatura média de 180ºC até que a massa fique dourada, por cerca de 20 a 25 minutos.


Fonte: Folha Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário