quarta-feira, junho 18, 2014

Sukiyaki

Hoje a homenagem é para a colônia japonesa, que também tem muitos representantes aqui no Brasil. Muito apreciada pela maioria a culinária japonesa é muito saudável e tem diversas receitas aqui no blog, algumas delas Shimeji/ Shitake no Batayaki ao FornoFrango grelhado picante com missôTemaki de salmão com cebolinhaShimeji na manteiga e MissoshiroTofu e camarão grelhado com missôSukiyaki OcidentalTemaki TropicalBerinjelas com molho de missôCação ao shoyoMissoshiruCheesecake de Tofu.

           RECEITA DE SUKIYAKI (OU SUKIAKI)





O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.

A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.

Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.



Ingredientes

·         30g de manteiga sem sal
·         200g de filé mignon fateado finamente
·         6 folhas de acelga
·         100g de moyashi ( brotos de feijão)
·         1 unidade de cebola média
·         ½ maço de naga negui (cebolinha grossa,cebolão, cebolinha branca)
·         8 unidades de cogumelos Shiitake
·         250g de itoh konhaku ( macarrão de batata)
·         200g de tofu ( queijo de soja)

Dashi (molho)

·         100 ml de shoyu (molho de soja)
·         50ml de sake comum
·         50ml de mirim (sake doce)
·         15g de açúcar


Modo de preparo

Lave bem as folhas de acelga e corte-as em cubos (retângulos), lave os talos da cebolinha grossa e corte-as em pequenos talos de 5 cm em diagonal, retire os talos do cogumelo shiitake, corte em cubos de 5 cm o queijo de soja.

Retire o macarrão de batata do pacote e cuidadosamente esprema-os com as mãos de modo que, saia o máximo do soro que envolve o macarrão.

Aqueça a panela e derreta a manteiga, em seguida refogue levemente a carne sem deixar dourar.

Em seguida coloque as folhas de acelga cortadas em cubos     
(retângulos), a cebola cortadas em meia rodelas de 1 cm de espessura, os cogumelos shiitake sem os talos e as cebolinhas cortadas em bastonettes de 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos. 

Misture todos os ingredientes do molho e adicione ao sukiyaki. Em seguida acrescente o macarrão de batata. 

Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos e retire a tampa e acrescente o broto de feijão. 

Deixe cozinhar por 2 minutos e estará pronto para servir. 

Observação: 
Caso o molho comece a transbordar da panela retire um pouco do molho com uma concha e guarde. A medida que o molho for secando da panela vá acrescentando aos poucos o molho que você retirou
.
Porção para 4 pessoas
Fonte: Sushi-Kiyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário