terça-feira, setembro 03, 2013

Bolinhos com folhas e talos de espinafre

Mais receitas com aproveitamento integral dos alimentos, sem desperdício e aproveitando todos os nutrientes dos alimentos. Abaixo tem 2 receitas diferentes de bolinho, numa você pode aproveitar as folhas pra uma salada e os talos aproveita no bolinho e outra que usa os dois. Também no final da página fala sobre os benefícios do espinafre para a saúde. Vale a pena acrescentar mais verduras e legumes na sua alimentação, principalmente pras crianças.


BOLINHOS COM TALOS DE ESPINAFRE

Ingredientes
2 xícaras (chá) de talos de espinafre picados
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de cebola ralada
Sal a gosto
1 xícara (chá) de óleo para fritar

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes. Aqueça a óleo e, com o auxílio de uma colher, frite os bolinhos.

Dica: Se desejar, acrescente talos de salsa.


Fonte: Sesi (Alimente-se Bem)

******************************

BOLINHOS DE FOLHAS E TALOS

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de folhas e talos bem lavados e picados
- 2 ovos
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- 1/2 cebola picada
- temperos a gosto
- óleo para fritar

Modo de Preparo

Doure a cebola em óleo, coloque os temperos e as folhas e talos. Refogue e reserve. Numa vasilha, bata bem, os ovos e misture a farinha de trigo. Adicione as verduras refogadas e por último, o fermento, misturando levemente. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente.
Dica - prepare com folhas de cenoura, beterraba, espinafre, nabo, rabanete, etc. Talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor etc.

Receita indicada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

******************************

As propriedades do Espinafre:

Ele é rico em betacaroteno, luteína,vitaminas A e do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e ferro. Tudo isso faz com que ele ajude na formação dos dentes, ossos, construção muscular, manutenção da visão, fortalecimento das gengivas e na coagulação sanguínea. Perfeito para ser consumido por quem está em fase de crescimento: as crianças.
É recomendado para quem te anemia, suas fibras ajudam a reduzir o colesterol, combate a pressão alta, artrites, escorbuto e diarréias. Além de ser benéfico para quem tem diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, problemas gastrointestinais e para grávidas, pois possui ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário