segunda-feira, setembro 30, 2013

Alimentos que fazem bem ao coração

Dias atrás levamos um susto com um querido amigo, com problemas no coração. Também ouvi na rádio Eldorado, que a maior causa de morte entre as mulheres agora, é também o coração. As mulheres começaram a prevenir o câncer de mama e esqueceram de cuidar do coração. Então resolvi pesquisar sobre o assunto, e abaixo está o que a Beneficência Portuguesa recomenda como alimentos que fazem bem para o coração. Vamos nos cuidar melhor, e não esquecendo também das atividades físicas.


ALIMENTOS-QUE-FAZEM-BEM-AO-CORAÇÃO



A Beneficência de São Paulo oferece a você uma lista de alimentos que possui poderosas propriedades contra diversos tipos de doenças cardiovasculares. Vamos a eles?
Peixes de água fria (atum, sardinha, salmão, truta): Possuem alto teor de ômega 3, favorecendo a circulação sanguínea e prevenindo o entupimento e o enrijecimento dos vasos sanguíneos.  
Castanhas, amêndoas e nozes: Possuem alto teor de ômega 3 e ômega 6, que têm ação anti-inflamatória, aumentam o nível do colesterol bom – HDL, e diminuem os níveis do colesterol ruim – LDL. 
Óleos vegetais: Possui alto teor de ômega 3 e ômega 6.
Linhaça: Rico em fibras, ácidos graxos e proteínas, a linhaça ajuda a reduzir as taxas de colesterol no sangue.
Quinoa: Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem, sendo rico em proteínas, carboidratos, ferro, fósforo, cálcio e fibras.
Amora: Possui alto teor de flavonoides, poderosa substância que favorece o fluxo de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes essenciais através do sangue, evitando a formação de coágulos e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.
Jabuticaba: Possui alto teor de um tipo de flavonoide chamado antocianina, que controla a presença de radicais livres no organismo. O excesso de radicais livres atua sobre o colesterol ruim – LDL, provocando uma reação química que é responsável pela formação das famosas plaquetas de gordura que se acumulam na parede dos vasos sanguíneos, dando início ao processo de degeneração de todo o sistema cardiovascular.
Cacau: Possui alto teor de flavonoides.
Brócolis: Alimento rico em flavonoides e vitamina C, poderosos antioxidantes para o organismo.
Semente de girassol: É rico em selênio e vitamina E, poderosos substâncias antioxidantes, além de ômega 3, que estimula a produção do colesterol bom – HDL.
Aveia: É um cereal integral, fonte de betaglucana, uma fibra que retarda a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Você pode encontrá-la em flocos, farelo e farinha.
Chá verde: É rico em flavonoides, poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres. Os radicais livres são substâncias que destroem as células do corpo e causam o envelhecimento precoce do organismo. Ele também acelera o metabolismo, queimando mais calorias e contribuindo para o emagrecimento.
Óleo de coco extravirgem: Alimento rico em ácidos graxos insaturados, também tem ação antioxidante.
Alho: É fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares. Atua ainda prevenindo o enrijecimento dos vasos sanguíneos.
Sal light: Possui teor reduzido de sódio, por isso, evita a retenção de líquido, o inchaço e o aumento de peso.
Vinho tinto e suco de uva: São fontes de resveratrol, antioxidante que inibe a formação de plaquetas de gordura no sangue.
Salsa: Possui flavonoides que agem como antioxidantes naturais, neutralizando os radicais livres que podem prejudicar o funcionamento das células. É também fonte de ácido fólico, que ajuda a prevenir a aterosclerose, e vitamina K, que ajuda a regular o processo de coagulação do sangue, prevenindo a formação de tromboses.
Manjericão: Também rico e flavonoides, é fonte de vitamina K, ferro, cálcio, vitamina A, manganês, potássio, vitamina C e magnésio. Muitas dessas substâncias ajudam a evitar a formação de placas nas artérias e combatem os radicais livres. Além disso, o magnésio ajuda a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue.
Canela: Ao contrário do que poderia parecer, a canela ajuda a diminuir o açúcar no sangue, controlando as taxas de insulina que podem comprometer a circulação. Além disso, a canela tem ação antioxidante contra os radicais livres.
Gengibre: Fortalece a circulação sanguínea, além de prevenir enjoos, gases, infecções e inflamações.
Cebola: meia cebola é capaz de aumentar em até 30% o nível de colesterol bom – HDL no sangue. Isso faz dela um dos principais alimentos no combate às doenças cardiovasculares.
Tomate: O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, tem forte ação antioxidante, diminuindo os níveis de colesterol do organismo e ajudando a prevenir quadros de aterosclerose.
Soja: Um dos alimentos mais completos que existe, a soja é rica em ômegas 3 e 6, que melhoram a circulação sanguínea. Além deles, a soja é fonte de minerais como ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio e manganês.
Abacate: Apesar de ter sido considerado por muito tempo um alimento altamente gorduroso, hoje sabe-se que o abacate possui alto teor de ômega 9, além de ação antioxidante. Desse modo, além de estimular a produção do colesterol bom – HDL, ele diminui a ação dos radicais livres, evitando a formação das placas de gordura que bloqueiam a livre circulação do sangue.  

Azeite: É rico em ômega 9, o que eleva as taxas do bom colesterol – HDL e previne a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário