sábado, agosto 17, 2013

Berinjela temperada

Esta receita aprendi há muito tempo, só não me lembro com quem, mas está no meu caderno de receita bem antigo (há mais de 20 anos). Eu adoro esta berinjela, com pão, na salada, como acompanhamento. Tudo de bom!!!!
Fiz um pesquisa sobre os benefícios da berinjela e postei o que achei melhor resumir sobre o assunto. Confira.

BERINJELA TEMPERADA

Ingredientes
2 xícaras (chá) de vinagre
3 berinjelas
1 tablete de caldo de galinha ou de carne
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres (chá) de orégano
2 dentes de alho picados
½ xícara (chá) de azeite de oliva
Pimenta-do-reino ou pimenta calabresa a gosto

Modo de Preparo
Misture o vinagre com 1 litro de água.
Corte as berinjelas em rodelas e vá colocando dentro da água misturada com o vinagre.
Depois, leve ao fogo, junto com a água, até levantar fervura. Escorra bem.

Dissolva o tablete de caldo em ½ xícara (chá) de água fervente. Tire o caroço das azeitonas. Misture os outros ingredientes e mexa bem. Tempere com a pimenta e, se for preciso, acrescente um pouco de sal.

Obs.: Coloque, num recipiente fechado, camadas de berinjela e de molho, terminando com uma de molho.
Leve à geladeira por 2 dias, antes de servir.
Sirva frio, com pão italiano.
O molho não precisa ir ao fogo, basta apenas misturar bem todos os ingredientes.

Dicas: Se preferir, descasque as berinjelas, mas aí você vai perder muitos nutrientes que a casca tem.
Você também pode servir este prato junto com as saladas de folha verde.

Quem gostar de pimenta, pode acrescentar 1 pimenta-dedo-de-moça picadinha.

Outro dia fiz também com pimentão vermelho e cebola, cortados fatiados colocar numa frigideira com um pouco de azeite e deixar até ficar macio, mas ainda crocante, acrescentar um pouco de shoyo e misturar à berinjela. Fica muito bom também!

******************************


BENEFÍCIOS DA BERINJELA

Nos últimos anos, o consumo da berinjela aumentou devido a informações sobre os seus benefícios para a saúde. Muito se fala sobre o uso da hortaliça na redução dos níveis de colesterol, ainda que as pesquisas científicas sobre o assunto sejam inconclusivas. O que se sabe é que a berinjela possui diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, além de substâncias antioxidantes e muita água.

Nutrientes da Berinjela

Além de conter poucas calorias, ela possui cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2, C e uma alta porcentagem de fibras. Por isso, é considerada com um alimento nutritivo, capaz de auxiliar na redução de peso e bom funcionamento do intestino.
Os sais minerais presentes na berinjela atuam de forma benéfica em nosso organismo, contribuindo para as reações enzimáticas e formação dos ossos e músculos. A vitamina C auxilia na absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico, ajudando na prevenção de diversas doenças. As vitaminas do complexo B, por seu turno, são importantes no processo metabólico.

Consumo da Berinjela

Quem quer usufruir desses benefícios, pode incluir a berinjela em saladas e outros pratos salgados. É importante não fritar a berinjela, pois sua estrutura esponjosa faz com que ela absorva até 4 vezes mais gordura que a batata frita, por exemplo. Assim, a melhor maneira de se consumir a berinjela é cozida ou assada, utilizando pouco óleo.
Também é fundamental não cozinhar a berinjela por muito tempo, para que ela não perca suas propriedades nutricionais. A dica é cortar a hortaliça em cubos grandes, mantendo a casca, e ferventar rapidamente em água com sal. Dessa forma, ela pode ser utilizada no preparo de saladas, pastas e outras receitas à sua escolha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário