quarta-feira, abril 17, 2013

Goulash húngaro

Essa receita também de origem húngara, especialmente para minhas irmãs e meu irmão. Adoro!


GOULASH HÚNGARO






A receita publicada aqui foi ensinada pela querida Susana Koszka, da Associação Húngara, em São Paulo. Por sinal, é possível encontrar na entidade o livro Viagem Gastronômica pela Hungria, da autora Maria Isabel Sipos, que ensina receitas típicas doces e salgadas, para quem quer resgatar a cultura de seus antepassados ou aprender como as pessoas se alimentam em outros lugares do mundo.

Ingredientes
1 kg de carne bovina (pode ser músculo, miolo de paleta ou peixinho)
1 kg de cebola
1 pimentão verde ou vermelho de tamanho médio
2 colheres (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de páprica picante
2 colheres (sopa) de óleo de girassol ou canola
½ litro água quente
Sal

Como fazer
Corte as cebolas em fatias finas (uma opção prática é passá-las pelo processador) e refogue-as em uma panela funda com óleo até ficarem murchas e transparentes. Polvilhe a páprica (doce e picante) sobre elas e misture apenas por alguns instantes para o tempero soltar seu aroma. Cuidado para não queimar, pois a mistura certamente ficará com gosto de amargo. Em seguida, acrescente a carne cortada em cubos pequenos e mexa até que ela fique com a coloração vermelha da páprica. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente água quente conforme o molho for secando e deixe cozinhar, sempre em fogo baixo, até que a carne esteja macia e as cebolas desmanchadas. Corte o pimentão e coloque sobre o goulash apenas para dar sabor. Retire-o antes de servir.

Creme azedo
Modo tradicional
Coloque 250 ml de creme de leite fresco em um vidro limpo e deixe-o fora da geladeira por três dias, em local quente, até fermentar. Mexa o creme todos os dias com uma colher limpa. Quando tiver com consistência grossa, leve-o para a geladeira.

Modo prático
Coloque 250 ml de creme de leite fresco em uma vasilha, adicione 1 colher (sobremesa) de limão e deixe em local quente por algumas horas, até a consistência engrossar. Guarde-o na geladeira.

Spätzle
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (café), em média, de água fria.
1 ovo
Sal

Como fazer
Coloque água para ferver em uma panela e, enquanto isso, misture todos os ingredientes em uma vasilha até a massa ficar com consistência amolecida. Pegue a massa com uma colher e passe-a por um ralador (nos furos mais grossos) ou por uma escumadeira grande, até que pequenos pingos caiam na água. Quando eles começarem a subir (processo igual ao do nhoque), retire-os com uma escumadeira e transfira para um escorredor de macarrão para a massa se livrar do excesso de água.

Montagem do prato
Coloque no mesmo prato a carne com o molho, o spätzle, e uma colher de creme de creme azedo. Deixe um pouco de páprica picante na mesa para quem prefere sabores fortes.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário