terça-feira, abril 30, 2013

Pão sem glúten

Esta receita para quem não pode consumir glúten, ou simplesmente deseja experimentar novos sabores. Nada como um pão quentinho saindo do forno!


PÃO SEM GLÚTEN

 

Este pão dourado e crocante tem uma textura densa, úmida e deliciosa. Os ingredientes são fáceis de encontrar em lojas de produtos naturais, e a receita é muito simples. O fermento biológico confere um sabor tradicional, enquanto o bicarbonato de sódio e o cremor de tártaro ajudam no crescimento da massa.

Pronto em 1 hora 10 min

Ingredientes

Serve: 1 pão (15 porções)
200 g de farinha de arroz integral
200 g de fécula de batata
100 g de farinha de soja
1 colher (chá) de sal
7 g de fermento biológico seco instantâneo
1½ colher (chá) de mel
1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem
400 ml de água quente/morna (na qual se consegue mergulhar o dedo e contar até 10)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de cremor de tártaro

Modo de preparo

Prep: 10 min | Cozimento: 30 min | Tempo adicional: 30 min, descansando

Numa tigela grande, peneire as farinhas de arroz e de soja, a fécula de batata e o sal. Retire cerca de um quarto da mistura e reserve. Acrescente o fermento e faça um buraco no centro da farinha.
Nesse buraco, adicione o mel, o azeite e a água quente. Misture os ingredientes secos com os líquidos, a fim de obter uma massa homogênea e espessa.
Cubra a tigela com filme plástico e deixe-a num local aquecido por 30 minutos para ativar o fermento. Próximo ao fim desse tempo, preaqueça o forno a 200°C.
Junte o bicarbonato de sódio e o cremor de tártaro à mistura de farinhas reservada e peneire-a sobre a massa levedada. Misture tudo delicadamente. A massa deve parecer espumante. Transfira-a para uma forma de pão antiaderente, bem untada, com capacidade para 900 g.
Asse por 25 a 30 minutos ou até ficar firme, crocante e dourado. Desenforme-o sobre uma grade metálica para esfriar. Este pão se conserva por até 2 dias e é muito gostoso torrado.

Cada fatia fornece
folato, cobre

Comer faz bem!
• Este pão é adequado não apenas para dietas isentas de glúten, mas também para as isentas de trigo. • A combinação de 1 parte de bicarbonato de sódio e 2 partes de cremor de tártaro é uma boa alternativa ao fermento em pó comercial, que pode conter vestígios de glúten.




Nenhum comentário:

Postar um comentário