sábado, março 16, 2013

Papinhas doces que fazem crescer


Ontem postaram no face que um alimento, dito natural, estava contaminado e retiraram da venda. Lembrei então das receitas das papinhas doces para os bebes, que feitas em casa, sem produtos químicos, trazem um enorme benefício para o crescimento do seu bebe. Na verdade, é bom para os grandinhos também, pois fruta é tudo de bom!!! Dê preferência aos orgânicos pros seus filhos.


PAPINHAS DOCES QUE FAZEM CRESCER



Quando pensamos nas comidinhas que vão alimentar e nutrir os bebês, sempre imaginamos suculentas e encorpadas papinhas salgadas, cheias de carnes, legumes e verduras. Mas, a papa doce também é muito importante. Geralmente feita com frutas, possui nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento infantil, fortalecendo o organismo e ajudando na sua manutenção. E o melhor: como tem o sabor adocicado, são mais aceitas pelas crianças. Por isso, invista na sobremesa!

PAPA DOCE DE MAÇA, CANELA E IOGURTE
Elaborada pela nutricionista Daniela Cyrulin, criadora da Nutri & Consult, Consultoria e Assessoria Nutricional e autora de um blog de nutrição 

 Ingredientes:
1 maçã pequena
1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem
3 colheres de sopa de água filtrada
1 pitada generosa de canela em pó
1/4 a 1/3 de xícara de iogurte natural integral

Modo de Preparo

Rale a maçã no ralo grosso e leve a uma panelinha com o óleo de coco e a água. Em fogo baixo, vá mexendo até a maçã começar a amolecer. Adicione a canela em pó e continue mexendo até o líquido que se formou começar a secar e a mistura ficar bem mole, quase pastosa. Desligue o fogo, junte o iogurte, mexa bem e sirva imediatamente.

Por que é importante para o seu bebê: o iogurte é rico em cálcio, além de ter probióticos - nutriente que estimula o funcionamento do intestino, reforça o sistema imunológico, aumenta a absorção do cálcio e outros nutrientes e protege o estômago. A maçã tem uma fibra chamada pectina que auxilia no funcionamento do intestino, além de manter os níveis de colesterol satisfatórios.A canela é rica em ferro, cálcio e componentes antioxidantes. Possui propriedades anti-inflamatórias. Seu consumo regular ajuda a reduzir a pressão sanguínea e a diminuir os níveis de glicose no sangue.O óleo de coco ajuda o organismo a se proteger contra doenças infecciosas (virais e bacterianas), graças a presença do ácido láurico, que é utilizado pelo organismo para fabricar outro tipo de gordura (ácido graxo) denominado monolaurina. Sem ácido láurico, não há monolaurina. A monolaurina atua destruindo a membrana lipídica que envolve as bactérias, fungos e vírus.

******************************
PAPINHA BINHO
Receita exclusiva do Empório das Papinhas, elaborada pela nutricionista Dra Mara Cristina Miranda

Ingredientes
1 rodela de cenoura
¼ de maça
1 fatia pequena de mamão
1 rodela ou pedaço de beterraba
½ xícara de água

Modo de Preparo
Lavar as frutas, a beterraba e a cenoura. Retirar a casca e as sementes das frutas. Raspar a cenoura. Descascar a beterraba. Cozinhar todos os ingredientes com a água. Após o cozimento você pode passar pelo mix ou liquidificador ou apenas amassar bem com um garfo ou passar na peneira.

Por que é importante para o seu bebê: a maça é rica em fibras, flavonoides, frutose e vitamina A, K e C. A vitamina A esta ligada aos aspectos da visão – reagem à luz e tornam a visão possível. Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e está associada a algumas doenças).A vitamina K aumenta a cicatrização e auxilia na coagulação de ferimentos. Alimentos à base dessa vitamina são essenciais para o combate de doenças como a trombose. Ela também tem função importante na formação capilar e no fortalecimento de unhas e dentes.As fibras da maça ajudam a regularizar o intestino, combate a prisão de ventre e a diarreia. A cenoura é rica em vitaminas e sais minerais. Ela é fonte de betacaroteno que no organismo forma vitamina A, importante para o crescimento e bem estar do bebê. Regula o intestino, pois também é fonte de fibra e ainda fortalece os ossos e dentes.  O mamão é altamente digestivo. É diurético e um laxante natural. Fortalece os dentes e protege a pele. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (antioxidante que ajuda a reparar os danos às células causados pelos radicais livres), vitamina C (ajuda na formação dos dentes e ossos, e auxilia na prevenção de algumas doenças como gripes, fraqueza muscular e infecções ajudando o sistema imunológico) entre outros minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. A beterraba é rica em zinco, que atua no funcionamento imunológico, é necessário para a cicatrização dos ferimentos e importante na percepção do sabor e do olfato. E possui potássio, importantíssimo na alimentação em todas as fases da vida. Sua carência pode causar prisão de ventre, problemas de crescimento, dificuldades respiratórias. O ferro, também presente nesse legume, combate a anemia, fortalece o sistema imunológico, auxilia na formação óssea e estimula a produção de glóbulos vermelhos.

******************************
PAPINHA NANDO
Receita exclusiva do Empório das Papinhas, elaborada pela nutricionista Dra Mara Cristina Miranda

Ingredientes
1 pedaço pequeno de abóbora (90g)
1 colher de chá de coco
½ colher de sopa rasa de açúcar
1 ou 2 unidades de cravo da Índia
150 ml de água

Modo de Preparo
Em uma panela cozinhe a abóbora com água. Quando a abóbora estiver cozida, acrescente o açúcar, o coco e o cravo. Deixe apurar um pouco. Retire os cravos antes de servir.

Por que é importante para o seu bebê: a abóbora é rica em vitamina A e possui betacaroteno que tem ação antioxidante. Estimula o sistema imunológico e inibe mutações celulares indesejáveis (como as responsáveis pelo aparecimento de câncer). Contém licopeno – um elemento essencial para a visão. Possui também vitaminas do complexo B, sais minerais como o cálcio e fósforos.O coco possui ácido láurico que atua como antiviral, combate fungos e melhoram a resposta imunológica e protegem o coração.

******************************
PAPINHA DOCE DE IOGURTE
Receita da Cozinha Capitu, elaborada pelas nutricionistas Andréia da Fonseca Moura e Alessandra da Silva Lemos

Ingredientes
120 ml de de iogurte natural
1 cenoura pequena
4 colheres de sopa de aveia
100 ml de suco de laranja lima
½ goiaba vermelha sem casca e sementes
1 colher de sopa de mel

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a cenoura com o suco de laranja, coe e reserve. Em seguida bata no liquidificador os demais ingredientes, acrescente o suco da laranja batido com a cenoura e misture. Sirva imediatamente.

Por que é importante para o seu bebê: o iogurte natural fornece cálcio, nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo e fortalecimento da arcada dentária. A cenoura, a laranja e a goiaba são ricos em fibras, nutriente importante para o funcionamento do intestino, além de fornecerem vitaminas como vitamina A e C, essenciais para o sistema imunológico. E ainda contem cálcio e ferro, que contribui para o crescimento e evita males como a anemia. A aveia é um cereal integral que auxilia no funcionamento do intestino e diminui o risco de doenças coronárias. Além de fornecer proteínas, importante nutriente para o desenvolvimento da massa muscular. O mel possui potássio, vitaminas do complexo B, vitamina C, e ferro, além de conter substâncias antioxidantes. Mas atenção: a ingestão do mel é recomentada para crianças maiores de 1 ano, pois ele pode conter esporos de clostridium botullinum e transmitir o botulismo. O potássio auxilia na elasticidade dos vasos sanguíneos controlando a pressão arterial. Já as vitaminas do complexo B e os antioxidantes auxiliam na formação e proteção das células do organismo.
 ******************************

CREME DE DAMASCO E AVEIA
Elaborada pela nutricionista Katia Maria Cili, criadora do Baby Nutri – Nutrição Materno Infantil 

Ingredientes
2 colheres de sopa de flocos de aveia
3 damascos secos
200 ml de leite materno* ou fórmula infantil**.

Modo de preparo
Lave os damascos e corte em pedaços pequenos. Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver lentamente. Cozinhe sem parar de mexer por 4-5 minutos, até que a mistura engrosse e os damascos estejam macios. Deixe esfriar, amasse com um garfo. Sirva imediatamente.
(*o leite materno pode ser ordenhado, congelado e descongelado em banho-maria, ou ordenhado e utilizado diretamente) . (**a fórmula infantil deve ser diluída de acordo com especificações)

Por que é importante para o seu bebê: o damasco é rico em vitaminas A, C e B, contêm ferro e fibras e outras vitaminas e minerais. Ele é um grande aliado dos anêmicos e indicado para raquitismo e desnutrição.A aveia é um cereal muito nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Ela contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para manutenção da saúde de muitos órgãos do corpo. O leite é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e outros minerais, e ainda, o leite materno contém anticorpos, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico da criança. Essa preparação contribui para o fortalecimento dos ossos, dentes, unhas e cabelos. Auxilia em tosses, gripes e prisões de ventre, além de ser um ótimo estimulante do apetite, pois facilita a digestão e melhora o funcionamento intestinal. Ajuda a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajuda na formação de anticorpos. E, por sua vez, a vitamina C contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, substância essencial para os glóbulos vermelhos.

******************************
PAPINHA DE BATATA DOCE E MAÇÃ
Elaborada pela nutricionista Katia Maria Cili, criadora do Baby Nutri – Nutrição Materno Infantil

Ingredientes
1 unidade média (200g) de batata doce
1 unidade média (150g) maçã gala
200ml de leite materno* ou fórmula infantil**

Modo de Preparo
Higienize a batata e a maçã, descasque e corte em cubos. Coloque em uma panela com o leite e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até que a batata fique macia. Coloque tudo em um recipiente, amasse com garfo. Sirva quando esfriar.
 (*o leite materno pode ser ordenhado, congelado e descongelado em banho-maria, ou ordenhado e utilizado diretamente na preparação). (**a fórmula infantil deve ser diluída de acordo com especificações)

Por que é importante para o seu bebê: a batata-doce é rica em carboidratos, betacaroteno, vitamina C, do complexo B e minerais.  O betacaroteno é um importante antioxidante, capaz de prevenir tumores. As vitaminas do complexo B regulam o sistema nervoso central e o aparelho digestivo. Os minerais contribuem para a formação dos ossos e dos dentes, sendo ainda auxiliares da regeneração sanguínea. A maçã é rica em água (85%) e em vitaminas importantes para a ajudar no desenvolvimento da visão, como a vitamina, que  protege a saúde dos olhos e da pele, aumenta a imunidade e fortalece cabelos e unhas.O leite é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e outros minerais, e ainda, o leite materno contém anticorpos, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico da criança.  

******************************

PAPINHA DE AVOCADO
Elaborada pela nutricionista Priscila Bongiovani Spiandorello.de São Paulo.

Ingredientes
1 avocado ou abacate
2 gotas de limão
Açúcar mascavo o suficiente (quanto menos melhor)

Modo de Preparo
Amasse o avocado ou abacate com um garfo. Esprema as gotas de limão e misture o açúcar. Sirva.

Por que é importante para o seu bebê: o avocado, parente do abacate, é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, essenciais para a proteção do sistema cardiovascular, para evitar doenças de pele e por estimular as defesas do sistema imunológico.

******************************

CREME DE MANGA COM MARACUJÁ
Elaborada pela nutricionista Priscila Bongiovani Spiandorello.

Ingredientes
2 mangas maduras
2 maracujás azedos

Modo de Preparo
Descasque as mangas e corte-as em pedaços. Coloque no liquidificador com a polpa do maracujá passado pela peneira. Bata até obter um creme homogêneo. Em dias quentes, pode servir gelado, se o bebê gostar.

Por que é importante para o seu bebê: a papinha é rica em vitamina A, importante para aumentar as defesas do sistema imunológico, saudável para a pele e visão.  O maracujá é fonte de vitamina C , além de ter propriedades calmantes. Ambas as frutas são ricas em fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal.

******************************

PAPINHA DOCE SUPER NUTRITIVA
Elaborada por Melissa Lippe, nutricionista materno infantil, diretora da Renutrir 

Ingredientes
1 pera madura
1 ameixa
80 ml de água de coco
2 colheres de sopa de farinha de arroz

 Modo de preparo
Lave muito bem as frutas e deixe-as em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. Lave em água corrente novamente. Descasque e reserve. Passe as frutas pela peneira, aproveitando-as ao máximo. Misture em outro recipiente, misturando a elas a farinha de arroz e a água de coco.Você pode controlar a consistência da papinha com mais ou menos água de coco.

Por que é importante para o seu bebê: a pera é uma fruta com teores significantes de vitaminas do complexo B (como B1, B2 e B3) , que são muito importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso e também do aparelho digestivo. Além disso, encontramos nela também as vitaminas C e A, importantes ao sistema imunológico e crescimento e manutenção da saúde da pele e também desenvolvimento da visão. A água de coco é rica em potássio, não tem gordura, é super hidratante. A ameixa é rica em fibras, tem bastante frutose, o que confere o teor bem docinho à papa pronta, rica também em vitaminas B1 e B2 e com alto teor de fósforo, que é um estimulante natural e combate estados de apatia e fraqueza. Com leve poder laxativo, por conta do alto teor de fibras, auxilia o trânsito intestinal de crianças que sofrem com obstipação. A farinha de arroz é ultra nutritiva, pois além de ser riquíssima em proteína, que auxilia no crescimento e no ganho de peso, é isenta de glúten, o que permite que seja utilizada por crianças com intolerância a ele. Como tem leve poder obstipante, quanto utilizada  juntamente com a ameixa em uma receitinha infantil, fornece as fibras necessárias, mas acaba equilibrando o poder laxativo, apenas regulando as funções intestinais na medida certa.

******************************

PAPINHA DE MAÇÃ, LARANJA, MAMÃO PAPAIA, BANANA NANICA E PERA
Elaborado pela nutricionista Raquel Faccina - Assessoria e Consultoria Nutricional @raquelfaccina

Ingredientes
1 maçã pequena
¼ xícara (de chá) de mamão papaia
Suco de ½ laranja
½ banana nanica
1 pera pequena

 Modo de preparo
Lave as frutas em água corrente e cozinhe no vapor todas as frutas. Ao amolecer, descasque-as, amasse com um garfo e misture tudo com o suco da laranja. Pode-se passar ou não pela peneira.

Por que é importante para o seu bebê: a papinha é rica em vitaminas por conter várias frutas, contendo vitaminas A, C e complexo B. Elas são importantes para ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico do bebê e auxiliar no crescimento e manutenção da pele e da visão. Também contém fibras que ajuda o tráfego do intestino
******************************


PURÊ DE ABÓBORA COM MAÇÃ E MAMÃO PAPAIA
Elaborado pela nutricionista Raquel Faccina - Assessoria e Consultoria Nutricional @raquelfaccina

Ingredientes
½ maçã100gr de abóbora
¼ de papaia

 Modo de Preparo
Lave e descasque a maçã e a abóbora. Retire as sementes e corte em pedaços. Cozinhe no vapor até ficar com consistência macia e separe. Descasque o mamão papaia, amasse com um garfo e junte com a maçã e a abóbora, fazendo um purê até ficar com uma textura cremosa.

Por que é importante para o bebê: esta papinha contém vitamina A, C e do complexo B. A vitamina A é responsável pela formação da visão. Já a vitamina C ajuda na formação dos dentes e ossos, e ainda previne doenças como gripes, fraqueza muscular e infecções ajudando o sistema imunológico.

******************************

PAPINHA SALADA DE FRUTAS
Papinha elaborada pela nutricionista Letícia Menezes, criadora do site Central da Nutrição

Ingredientes
½ xícara do suco da laranja
½ maçã pequena em pedaços
½ pera em pedaços
1 banana amassada

Modo de preparo
No liquidificador, acrescente o suco da laranja, a maçã picada (com casca) e a pera picada (com casca). Liquidifique até obter uma mistura homogênea. Em um pratinho, amasse a banana com um garfo. Coloque a papa de frutas sobre a banana, misture e sirva.]

Por que é importante para o seu bebê: a laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que contribui para a melhora do sistema imunológico, além disso, contém vitamina A que atua na visão e também está envolvida no sistema imune. A maçã e a pera são excelentes frutas para a manutenção do trânsito intestinal, pois contém um bom teor de fibras! A pera também possui vitamina A e C, importantíssimas para a alimentação do bebê. Já a banana é uma boa escolha para os bebês, pois além de conter muitas vitaminas e minerais, é uma ótima fonte de energia e seu sabor adocicado faz com que seja bem aceita pelos pequenos! 

******************************

PAPINHA DE BANANA COZIDA PARA DIAS FRIOS

 Ingredientes
1 banana prata
Água para cobrir

Modo de Preparo
Cozinhar a banana na água. Despreze o liquido, amasse a banana com um garfo e sirva.

Por que é importante para o seu bebê: a banana contém um aminoácido chamado triptofano, que é precursor da melatonina, o hormônio do sono. A temperatura da papinha (morna) associada ao triptofano garante um cochilo delicioso. O triptofano também é precursor da serotonina, o hormônio do bem estar, e junto com a vitamina B6, vitamina que também auxilia nesse processo e está também naturalmente presente na banana, facilitam aquele bom humor e sorriso fácil. 

******************************

PAPINHA DE DAMASCO COM LARANJA
Elaborada pela nutricionista Karine Nunes Costa Durães, criadora do Nutricionista Infantil 

Ingredientes
4 damascos secos
Suco de ½ laranja

Modo de Preparo
Pique o damasco, para facilitar o trabalho. Bata-o no hand mixer com o suco da laranja, até fazer um creme rústico e sirva.

Por que é importante para o seu bebê: essa papinha é rica em vitamina A, (essencial para a manutenção da visão, crescimento e desenvolvimento ósseo) , fibras, (que garantem um intestino funcionando bem), e ferro. É uma ótima opção de papinha para prevenção de deficiência de ferro, já que oferece boa quantidade do mineral, e a vitamina C da laranja atua como quelante deste ferro vegetal, garantindo sua absorção.

******************************

STEAK TARTAR DE UVA (OU PAPINHA DE UVA)
Elaborada pela nutricionista Karine Nunes Costa Durães, criadora do Nutricionista Infantil

Ingredientes
8 uvas thompson (sem caroço)
30 ml de água de coco

Modo de Preparo
Com uma faca afiada, corte finamente as uvas, em cubículos bem pequenos. Regue com um pouco de água de coco e sirva.

Por que é importante para o seu bebê: essa papinha é rica em carboidratos, contém um pouco de vitamina C, (garante uma boa imunidade) e do complexo B (fundamental para várias atividades enzimáticas), e potássio. A água de coco também é rica em potássio, mineral que participa do processo de crescimento celular, portanto, fundamental para a saúde do bebê. 


Fonte:  http://bebe.abril.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário