quinta-feira, novembro 01, 2012

Sopa de alho poró



MUITOS NUTRIENTES NA 'LEVE' SOPA DE ALHO PORO

O alho-poró, de baixa caloria, fornece grande quantidade de minerais e fibras, além de muita vitamina C. Meia xícara de alho-poró picado e cozido, servido ao natural, contém somente 15 calorias, sendo 25 mg de vitamina C e 16 mg de cálcio, além de uma pequena quantidade de niacina. 
Também é útil em uma variedade de pratos, onde seu sabor, semelhante ao da cebola, é apreciado. Pode ser fervido e peneirado com batatas e servido como sopa. Pode-se também refogá-lo em caldo sem gordura para ser servido quente ou pincelar levemente com azeite de oliva e grelhá-lo para servir com legumes.



Ingredientes:
2 alhos-porós
1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de queijo cottage
1 xícara (chá) de caldo de legumes sem gordura
1 xícara (chá) de leite desnatado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Limpe o alho-poró, lave-o e pique os talos em rodelas finas. Leve ao fogo uma panela com a cebola, o alho, o alho-poró e o azeite de oliva. Refogue até o alho-poró ficar macio e retire do fogo. Reserve um pouco do alho-poró para decorar e transfira o restante do refogado para o liquidificador. Adicione o queijo cottage, o caldo de legumes e o leite e bata até obter um creme uniforme. Despeje o creme numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até encorpar um pouco. Acerte o sal. Retire o creme do fogo, distribua em pratos fundos e disponha no centro o alho-poró reservado. Sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções

Fonte:  http://vivendoleve.blogtv.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário