sábado, dezembro 29, 2012

A magia da ceia de Ano Novo


A MAGIA DA CEIA DE ANO NOVO




As comidas são as tradicionais em quase todos os países: arroz, porco, peixe, champanhe, romã, lentilha, uva. Esta ceia de ano novo vem da tradição judaica e árabe e é carregada de supertições ligadas ao alimento. Se dá certo eu não sei, mas que levanta a auto-estima e enche a gente de esperança pro ano que chega disso eu não tenho dúvidas. Então, vamos aos pratos e brindes:

Arroz
O arroz é uma semente branca. Geralmente se come o branco porque ele simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Alguns países como o Líbano e a Dinamarca e, principalmente, na Coréia e no Japão, as pessoas acreditam que o arroz traz muita sorte se comido na ceia de réveillon. No Líbano, chega-se ao extremo de comer apenas alimentos brancos na passagem do ano.

Aves
Peru, frango, fiesta são tradicionais no Natal, mas passe longe deles no réveillon. A crença aqui está relacionada ao fato de as aves ciscarem para trás e nesse caso, o réveillon é pensar para a frente. Para os supersticiosos, isso indica retrocessos e atraso de vida.

Carnes
Deve-se comer peixe e porco. Por isso é que o bacalhau é tradicional no fim de ano. Mas você pode comer qualquer peixe, porque peixe nada para a frente, sempre, e até contra a correnteza. Isso significa projeção de sucesso. Também deve-se comer carne de porco, leitão assado... O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Ele também tem uma carne muito gordurosa e a gordura remete à fartura e à riqueza.


Frutas
A crendice é de que a uva é a fruta que mais oferece boa sorte no Ano Novo. Existe até uma simpatia com a uva. É preciso comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aí se faz um pedido para cada uva que se comer. E a romã é conhecida como símbolo de fartura e fertilidade. Como ela tem muitas sementes, os antigos diziam que ela simbolizava o nascimento e a abundância. No Brasil, a gente costuma segurar entre os dentes, três sementes de romã, extamente à meia-noite. Aí se pede dinheiro para o ano que chega. Depois você embrulha essas sementes de romã dentro em papel branco e guarda na carteira até o próximo réveillon. Isso vai trazer dinheiro.

Champanhe
É uma bebida feita com uvas e os romanos a usavam, depois os reis na frança, para as festas mais nobres, geralmente coroações de césares. E isso representa prosperidade, sucesso... Mas aqui no Brasil a gente não vai gastar dinheiro comprando champanhe francês, porque é caro. Além disso, nossos espumantes são excelentes, use o nacional. você vai encontrar ótimos rótulos. O mesmo procedimento da champanhe você pode usar com vinhos branco ou rosé. O vinho tem o mesmo significado da uva. Isso já traz uma carga positiva, de otimismo para o ano que chega. Agora, tanto o espumante quanto o vinho devem ser bebidos, especificamente nessa noite de ano novo, em taças transparentes.


Lentilha
A lentilha simboliza boa sorte. Essa é uma tradição que chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, no final do século 19. Aqui e também no Chile, acredita-se que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia de ano novo. Antes daquela história da uva e da romã, você deve comer lentilha para não faltar dinheiro no ano que chega.

Fonte: http://gourmetbrasilia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário