segunda-feira, dezembro 10, 2012

Os benefícios do farelo de trigo

Conheci um senhor que estava prestes a operar, disse que ensinaram a ele a consumir o farelo de trigo e meses depois estava curado, não me lembro qual o problema, mas ele não precisou ser operado. Vale a pena ler a pesquisa que fiz na internet sobre os benefícios do farelo de trigo. (Postei apenas 2 resultados), mas li vários sobre o assunto, todos falando dos muitos benefícios à saúde. 


BENEFÍCIOS DO FARELO DE TRIGO

Faça do seu alimento o seu remédio. (Hipócrates)







Os Mistérios do Farelo de Trigo

O que é o farelo de trigo e como ele age no organismo?


O farelo de trigo é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes como: auxiliar na formação do bolo fecal aumentando e melhorando a motilidade do mesmo, eliminar toxinas do organismo auxiliando na limpeza do sistema digetório, aumentar o período de saciedade e conseqüente controle e redução de peso pela grande quantidade de fibra presente onde atua como uma esponja rentendo líquidos e dando a sensação de estômago cheio. Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possue funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras ajudando a eliminar esses nutrientes impedindo sua absorção.
Quais os seus benefícios para a saúde e, em especial, para quem deseja emagrecer?

As fibras presentes no farelo de trigo são fibras do tipo insolúveis que auxiliam no funcionamento do intestino e também na sensação de fome e saciedade. Com a saciedade aumentada, passamos a sentir menos fome e consequentemente reduzimos a ingestão alimentar ajudando assim na redução de peso.

Em relação a prisão de ventre, o farelo de trigo é capaz de melhorar o intestino?

Sim, estudos comprovam que as fibras alimentares são extremamente importantes para pessoas que sofrem de constipação (prisão de ventre) e obesidade, já que as fibras auxiliam na eliminação das fezes por aumentar o bolo fecal, deixando-o menos endurecido, facilitando a passagem das fezes pelo intestino evitando dores e desconforto abdominal, além de atuar na saciedade por absorver líquidos no organismo e conter um baixo valor calórico ajudando a melhorar a sensação de fome e reduzir a ingestão energética. É importante lembrar que no caso da prisão de ventre, quando se aumenta a quantidade de fibras na alimentação deve-se aumentar também o consumo de líquidos, principalmente água para não ocorrer o efeito reverso. A prática de atividade física também é recomendada para junto com as fibras e uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, melhorar o intestino e ajudar na redução de peso corporal.

De que forma ele deve ser ingerido diariamente?

No caso de redução de peso, é indicado a ingestão no café da manhã para proporcionar uma saciedade e a melhora do intestino ao longo do dia. Pode-se iniciar com 1 colher de sopa e ir aumentando semanalmente até chegar a no máximo 4 colheres de sopa para aos poucos o organismo se adaptar ao aumento da ingestão de fibras.

Quais outras formas, é recomendado para quem deseja emagrecer?

A semente de gérmen de trigo também auxilia na redução de peso por conter também grande quantidade de fibra insolúvel auxiliando também na saciedade, além de conter potente ação antioxidante porém o mais indicado mesmo seria o farelo por ter maior disgestibilidade.
Qual a diferença entre o farelo, o gérmen de trigo e a fibra de trigo? Como se diferenciam também suas ações e benefícios?

Farelo de trigo: é um subproduto da farinha de trigo, onde seu grão é 28% não aproveitado originando assim o farelo. É a película externa que envolve o grão de trigo integral obtida no processo de moagem para obtenção da farinha de trigo.
Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do grão de trigo, é no gérmen que a nova planta de trigo começa a brotar. É rico em vitamina B1 e vitamina E, explicando sua ação antioxidante. Pode ser misturados em sucos por conter um sabor amargo.
Fibra de trigo: é o mesmo que farelo de trigo.


A cápsula de óleo de gérmen de trigo auxilia o processo do emagrecimento? Por que?

As cápsulas de óleo de gérmen de trigo são obtidas através da compreensão do grão para estração do óleo que é rico em Omega 3 e 6 e vitaminas antioxidantes que auxiliam no controle e redução de risco de doenças cardíacas, redução do colesterol e triglicerídeos sanguíneos e redução do processo inflamatório presente na obesidade. No caso da redução de peso propriamente dita as fibras presentes na semente de gérmen de trigo que auxiliam neste processo, e para fabricação das cápsulas é extraído o óleo e retirada a quantidade de fibras existentes no grão para encapsular, sendo assim para efeito de redução de peso é mais indicado o consumo do grão de gérmen ou do farelo de trigo para atuarem na saciedade.



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Farelo de trigo

O farelo de trigo é uma fonte 100% natural de fibras alimentares que atuam beneficamente em todo sistema gastro intestinal, promovendo saúde por onde passa. Conheça seus benefícios e propriedades para obter uma vida mais saudável

O que é farelo de trigo?

Farelo de trigo é o produto resultante do processamento do grão de trigo para obtenção da farinha de trigo comum, ou seja, é o que sobra na fabricação da farinha branca industrializada que consumimos diariamente em forma de pães, bolos, tortas entre outras infinidades de produtos.

Como funcionam as fibras do farelo de trigo?

As fibras do farelo de trigo são encontradas nas paredes externas das células vegetais do grão de trigo, essas fibras vegetais são insolúveis, ou seja, não são quebradas no processo de digestão, favorecendo a movimentação intestinal e a eliminação de toxinas, além de ser capaz de absorver líquidos e promover a sensação de saciedade por um período de tempo mais longo.

Benefícios do consumo de farelo de trigo

  • Regulariza as funções intestinais;
  • É um produto 100% natural;
  • Previne a constipação (prisão de ventre);
  • Evita o surgimento de inflamações gastrointestinais;
  • Auxilia em dietas de emagrecimento;
  • Reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • Previne o surgimento de doenças crônicas;

Orientações de consumo

O consumo de farelo de trigo deve estar associado a uma dieta equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. Para um melhor aproveitamento nutricional das fibras é importante o aumento no consumo de diário de água.




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